PICK - 6 meses do programa

January 23, 2024

Só recapitulando: o PICK é o Programa Intensivo de Containers e Kubernetes da Linuxtips.

Vou deixar alguns pensamentos aqui de como está sendo minha jornada no programa para aqueles que tem dúvida se vale a pena, e também dicas sobre como aproveitar melhor caso você for participar.

Lembrando que está na metade do intensivo, então não tem como eu abordar tudo, só o que foi passado até agora.

1. Contexto

Entenda como está sua vida, e se encaixa mais uma coisa que precisa dedicar tempo para dar certo.

Eu tinha muito receio de começar o intensivo, por ser um alto valor de investimento.

Tinha muitos acontecimentos na minha vida quando comecei o curso, e tive que abdicar de muitos deles. Não me arrependo e deu tudo certo, porêm poderia não dar.

2. Objetivo

Vai ter momentos que vai ser difícil, tanto pelo conteúdo ou pela rotina, que em certos momentos fica puxada.

O seu objetivo é o que vai te guiar e te motivar para seguir em frente quando essas adversidades aparecerem. O meu, por exemplo, é continuar na migração de Desenvolvedor para DevOps.

Sinto que com Kubernetes, estaria muito mais preparado para as oportunidades que surgissem.

3. Consistência

No começo tudo é novidade, e você consegue acompanhar bem por estar motivado.

Pelo menos comigo, o trabalho e a rotina fez com que eu deixasse de lado o curso por alguns meses. Não é fácil retomar, mas é possível.

Gerenciar seu tempo vai ser importante para você não largar e se desmotivar, pois outras partes da vida acabam se tornando mais prioritárias em algum momento, e isso é normal.

Minha dica é, estude um pouquinho todo dia. Bem melhor do que tentar pegar um dia para maratonar. Revisões do conteúdo são indispensáveis também.

4. Aproveitar de verdade

Não seja apenas um assistidor de vídeos. Isso é apenas uma pequena parcela do seu aprendizado final.

Esse programa não é apenas o conteúdo, existe um universo por trás que conta também. Tem a parte de marketing pessoal, criar portfólio, gerar conteúdo, passar por entrevistas, fazer networking (com os alunos e instrutores).

E para mim, esse é a parte onde vale de verdade o curso. Porém, é algo que depende mais de você do que qualquer outra coisa.

Não faça apenas o arroz com feijão, mostre o interesse que você quer mais. Esteja preparado, pois oportunidades aparecem e vão a todo momento.


Agora vou falar um pouquinho sobre o que o curso oferece oficialmente aos alunos.

Conteúdo

A maior parte do conteúdo é por vídeo. É composto por 3 cursos da LinuxTips: Descomplicando Docker 2023, Descomplicando Kubernetes 2023 e o GitOps no Kubernetes com ArgoCD 2023. Todos esses cursos estão bem atualizados com o mercado de tecnologia no momento do programa. E a didática do Jeferson é muito boa também.

Os conteúdos são liberados aos poucos. Agora terminamos o Descomplicando Kubernetes e o próximo seria o GitOps com ArgoCD, porêm vai ser liberado o módulo de estudos para a certificação do CKA e CKAD.

Aulas ao-vivo

As aulas ao-vivo são com o Jeferson ou temos uma mentoria com alguma pessoa fera da comunidade sobre um assunto específico, e podemos interagir e fazer perguntas. Esse conteúdo fica gravado, para as pessoas que não conseguem entrar na live.

Um ponto negativo, é que as vezes tem que remarcar a aula e tu tinha já esquematizado toda a rotina para assistir aquele dia e horário. Mas não tem muito o que fazer, acredito que geralmente é um imprevisto na agenda do mentor.

Networking

Temos um grupo no Telegram, com todos os alunos e alguns mentores. Essa parte de network depende mais de nós do que do programa em si.

Posso citar alguns casos aqui de alunos que se destacam e conseguem algo a mais: como ser o novo instrutor de um curso na LinuxTips; se tornar um community manager de uma provedora de cloud; dar uma aula de um assunto que aprendemos em uma live no canal da Linuxtips entre outros.

Teve um encontro presencial da Oracle que ocorreu em São Paulo e o Jeferson estava no Brasil, os alunos foram convidados na faixa. É uma pena que não consegui ir por motivos de trabalho. Oportunidades como essa que gera mais network.

Sem falar nas vagas que o pessoal manda no grupo ou indicam em seus respectivos trampos.


Para mais informações sobre o programa, aqui está a página do PICK, que tem a grade completa no momento desse post, está com as informações relativa ao ano de 2023 (essa primeira turma que participei).


Foto de perfil

Escrito por Matheus Mazoni, fissurado em tecnologia, generalista demais, mora em São Paulo. Gosta de basquete, cozinhar e cultura japonesa.

© 2024, Construído com Gatsby